Economizar na Gasolina


1 – Desligue o motor
Por mais simples que possa parecer, o simples ato de desligar o motor do veículo quando ele está parado, pode diminuir. Portanto, ao estacionar para ir a padaria ou esperar por alguém, por exemplo, desligue o motor.

2 – Mantenha a velocidade constante
Dirigir em alta velocidade e pisar constantemente no acelerador e freio do veículo quando se está ao volante, contribui para o aumento do consumo de combustível. Por isso, é fundamental evitar acelerações repentinas  e freadas bruscas. Desta forma, o motor será menos exigido e o consumo de combustível diminuirá.

3 – Troque as marchas
Estar atento ao conta-giros do veículo é fundamental, pois ele indica quantas rotações o motor está fazendo. Através dele, é possível saber se a troca de marcha está sendo realizada no momento certo. Atualmente, alguns automóveis indicam no painel o momento certo para realizar a troca de marcha, se o seu tiver essa funcionalidade, siga por ela. 


4 – Diminua o peso dentro do veículo
Quanto maior o peso dentro do veículo, maior o esforço do motor, ou seja, o consumo de combustível será alto. Portanto, evite carregar objetos pesados e leve apenas o que for necessário.

5 – Evite utilizar o ar-condicionado
Utilizar o ar-condicionado com responsabilidade pode te ajudar a economizar muito em gasolina. Quando estiver em alta velocidade, procure abrir os vidros do automóvel, para que entre vento e assim refrescar o ambiente. É importante também, sempre desligar o aparelho um pouco antes de chegar ao seu destino.

6 – Verifique a calibragem do pneu
É importante sempre dirigir os pneus calibrados, pois assim as rodas se mantêm alinhadas. Caso contrário, o desalinhamento pode provocar um esforço maior do veículo para conseguir mover os pneus, assim aumentando a pressão no motor e consequentemente o consumo de combustível. 
Procure verificar a calibragem dos pneus semanalmente, de preferência.

7 – Utilize óleo de qualidade
Utilizar óleo de qualidade duvidosa ou com a validade vencida, pode provocar um atrito maior no motor, assim, aumentando o seu consumo de combustível e danificando outros componentes do veículo. Portanto, sempre cheque o nível de óleo no motor e utilize apenas o recomendado no manual do automóvel.


Postar um comentário

0 Comentários